Vinte e sete aldeias do concelho de Bragança ainda não têm saneamento básico

PUB.

Qua, 18/03/2015 - 10:46


  27 das 114 aldeias do concelho de Bragança ainda não têm saneamento básico. Os dados são avançados pelo Município, que precisa de investir mais cerca de 3 milhões de euros para concluir a rede no concelho. 

Ainda assim, o presidente da autarquia, Hernâni Dias, assegura que a taxa de cobertura da população ronda os 92 por cento.
“Da totalidade das 114 aldeias do concelho, 87 têm rede de saneamento básico e faltam 27 aldeias. Significa que os investimentos que foram feitos foi em zonas de maior densidade populacional de forma a rentabilizar os investimentos que eram concretizados”, salienta o autarca.
Para cobrir todo o concelho, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) conta conseguir apoios do novo quadro comunitário.
“Como temos os projectos feitos, quando houver oportunidade de candidatura estaremos na primeira linha a apresentar esses projectos, para que consigamos obter financiamento. Os programas que estão a ser definidos neste momento têm alguma componente nas áreas do saneamento e do abastecimento de água, por isso estamos à espera que sejam publicados os avisos para que possamos concorrer”, assegura Hernâni Dias.
Segundo Hernâni Dias, no ano passado foram concluídas as obras de saneamento e construção de ETAR's em algumas localidades do concelho.
“Foram concluídas as obras de saneamento nas localidades de Frieira, Vila Boa, Lagomar, Terroso, Gondesende, Parâmio e foram construídas as ETAR's de Rebordãos, França e Rabal. “Neste momento já está em processo de adjudicação a ETAR de S. Pedro de Sarracenos, com um valor na ordem dos 270 mil euros”, realça o presidente da CMB.
A Câmara Municipal de Bragança à espera de conseguir financiamento comunitário para terminar a rede de saneamento no concelho. Escrito por Brigantia.