PUB.

Vimioso vai ter um Parque Ibérico de Natureza e Aventura

PUB.

Qua, 05/03/2008 - 09:51


A iniciativa está em fase de projecto, mas a autarquia local estima que no próximo ano já esteja a receber visitantes. O Parque Ibérico de Natureza e Aventura vai ser criado na área envolvente do rio Angueira, abrangendo as localidades de Angueira, São Joanico, e Serapicos.

A infra-estrutura deverá ser candidatada ao QREN. Jorge Fidalgo, vice-presidente da Câmara Municipal de Vimioso explica que, “se pretende valorizar toda uma zona do Rio Angueira, valorizar três vertentes, a componente humana, isto é dar vida a este território, depois uma vertente ambiental ligada à preservação da natureza e uma terceira parte ligada ao turismo de natureza e ao lazer”.

  

Uma forma de dar a conhecer melhor os produtos e as tradições do concelho de Vimioso. São várias as actividades que no futuro, o parque vai disponibilizar aos turistas. “ Vamos ter actividades ligadas à natureza e ao lazer, como a interpretação da natureza, nomeadamente para os mais jovens desportos de natureza, desportos de aventura, mas sempre numa simbiose com a natureza os passeios de burros, os passeios de bicicleta”, realça o vice-presidente. Jorge Fidalgo revela que vão estar disponíveis “actividades ligadas à valorização dos recursos da região, como por exemplo a recuperação de moinhos para moer o cereal e a recuperação de fornos para produzir o pão de uma forma tradicional, os enchidos, o mel, a castanha.”

 

O representante da autarquia prevê que o parque esteja a funcionar no Verão do próximo ano.