Qui, 13/11/2014 - 11:08
Os socialistas apresentaram uma proposta nesse sentido na última reunião de Câmara, que foi rejeitada pelo executivo do PSD.
O vereador do PS, André Novo, defende que a descentralização destas reuniões é uma forma de aproximar o poder político das populações e lamenta que a proposta não tenha sido aceite por quem lidera o Município.
“Nós entendemos que há um conjunto de vantagens para essa descentralização. É já uma situação que acontece em várias autarquias por esse país fora e portanto a proximidade que se teria com as populações seria um factor decisivo para descentralizar o poder. Muito se acusa o poder político de estar de costas voltadas com as populações, portanto esta nossa proposta servia exactamente para isso, irmos nós ao encontro das populações para ser mais fácil auscultar os seus problemas”, defende André Novo.
Os vereadores socialistas sugeriram, ainda, ao executivo que melhore a informação disponível no site da autarquia, na sequência dos maus resultados obtidos por Bragança no Índice de Transparência Municipal.
“O Município de Bragança cai 55 lugares, de 17.º em 2013, para 72.º em 2014, e o Município de Bragança perde seis pontos de 2013 para 2014. Significa que a Câmara está hoje a prestar um mau serviço em termos de disponibilização de informação pública aos munícipes no seu site. E, portanto, as sugestões que nós deixámos foi para que o senhor presidente tomasse medidas no sentido de melhorar o site existente ou criar um novo para colocar a informação que pode e deve ser pública a todos os munícipes”, realça o vereador socialista.
Contactado o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, não quis comentar estes assuntos.
Escrito por Brigantia