PUB.

Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativas de Alfandega da Fé integrada na ULS Nordeste

PUB.

Sex, 10/02/2017 - 10:06


A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé passa a integrar o Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste. É o resultado de um acordo assinado entre a ULS Nordeste, a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé. Este era um projecto já em execução há 2 anos, do qual a ULS sempre foi parceiro mas que dependia do financiamento da Fundação Gulbenkian. 

A autarca de Alfândega da fé, Berta Nunes, salienta a importância desta decisão. “Como o financiamento que durou 2 anos terminou, com este protocolo toda essa equipa vai continuar a trabalhar. É evidente que os cuidados paliativos são uma obrigação do SNS, a verdade é que não existiam no nosso território”, explicou.

O objectivo é proporcionar um atendimento multidisciplinar mais próximo, para responder às necessidades dos doentes. Através de acções dos vários parceiros, para que o apoio consiga abranger com mais proximidade, um número alargado de doentes e famílias.

Berta Nunes refere a importância deste serviço, para um grande número de pessoas. “Estamos a falar não só de doentes oncológicos, de pessoas com doenças do foro cardiovascular, por exemplo, insuficiência cardíaca em estado avançado e de doentes com demência, tudo doenças sem cura que precisam deste tipo de apoio”, esclareceu

A autarca salienta ainda a importância de um serviço multidisciplinar, já que “todas as situações vão ter uma equipa mais alargada que não tem apenas um médico e um enfermeiro, tem todos os outros técnicos que forem necessários.”

Com coordenação clínica, serviços médicos e infra-estruturas a cargo da ULS Nordeste, o financiamento do projecto, as despesas de manutenção e a formação de profissionais são da responsabilidade da autarquia. Cabe à Liga dos Amigos a disponibilização de alguns profissionais de saúde e de material geriátrico, bem como assegurar o transporte.

São agora 8 os conselhos abrangidos pela acção das unidades de cuidados paliativos da ULS Nordeste. Escrito por Brigantia.

do Fumeiro de Vinhais é o regresso do concurso de porcos de raça bísara e ainda os espectáculos musicais da fadista Raquel Tavares esta noite, e dos Dama, no sábado, dia 11 de Fevereiro.

 

Está ainda agendada para a manhã de sábado uma visita à feira do primeiro-ministro, António Costa. Escrito por Brigantia.