PUB.

Unidade de Cuidados Continuados de Mogadouro já recebe utentes

PUB.

Sex, 23/05/2008 - 10:18


A UCC – Unidade de Cuidados Continuados – de Mogadouro já está a funcionar desde segunda-feira. Equipada com 24 camas para internamentos de longa duração começou logo por receber quatro utentes no primeiro dia. A prestação de cuidados é centrada no doente, no entanto, a presença da família também é privilegiada.

O distrito de Bragança tem já 91 camas, na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, divididas por Freixo de Espada a Cinta, Mogadouro e Vila Flor. Para abrir as portas estão as UCC de Miranda do Douro, Moncorvo e Vinhais.

 

Quanto mais próxima a família estiver do doente, melhor para a sua recuperação, por isso é que a prestação de cuidados é centrada no utente e na família, como explica Jacinta Fernandes, directora clínica da UCC de Mogadouro. “A nossa prestação de cuidados é centrada no doente e na família, portanto, nós privilegiamos a presença dos familiares sempre que eles queiram, não só no horário das refeições como em outros horários”, sublinha a directora do serviço. “É evidente que nós temos um horário de visitas que é das 11h30 até às20h00, porque nestas instituições estes doentes precisam de cuidados, sobretudo de higiene”, realça Jacinta Fernandes.

 

De momento a Unidade de Cuidados Continuados de Mogadouro tem oito doentes internados e continuará a receber utentes até ao limite de 24 internamentos. Segundo João Henriques, o provedor da Santa Casa da Misericórdia Mogadourense, responsável pela UCC, já há mais procura. “É uma equipa da rede dos cuidados continuados que faz a selecção e a distribuição dos utentes, não nos compete a nós, mas sabemos que há muito mais procura de internamentos do que a própria oferta”, revela João Henriques, afirmando que “se não estamos a receber mais doentes, neste momento, é porque entendemos que em termos logísticos para a instituição é este o ritmo que podemos receber para tratar todos da melhor maneira”. “Mas que existem utentes para a unidade não temos dúvidas, e na próxima semana estaremos completamente lotados”, adianta o provedor da Santa Casa da Misericórdia Mogadourense.

 Os cuidados são prestados por vários profissionais de saúde que tentam melhorar ou, pelo menos, manter a qualidade de vida dos utentes. “Temos um médico, um fisiatra para dar apoio, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, um terapeuta ocupacional e uma infinidade de profissionais, que vão tentar recuperar os pacientes que aqui estão e dar-lhes as melhores condições de vida”, salienta João Henriques.  

A Unidade de Cuidados Continuados de Mogadouro, faz parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e recebe apenas utentes para internamentos superiores a três meses. Os custos são suportados pelo Ministério da Saúde, Segurança Social e pelo próprio doente, de acordo com os seus rendimentos.