Unidade de Convalescença já funciona no Hospital de Macedo

PUB.

Sex, 18/12/2009 - 09:53


A Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos do Hospital de Macedo de Cavaleiros já está a funcionar. Tem capacidade para cerca de 30 doentes, mas por enquanto a ocupação ainda ronda os 50%.  

“Já está concluída e a funcionar embora não esteja com a lotação esgotada” refere presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste, acrescentando que “há pessoas a quererem entrar mas ainda estamos no início, já lá temos 15 doentes”.

 

A unidade ainda não está totalmente ocupada devido ao processo de selecção dos doentes. “O processo ainda está um pouco moroso e nós temos alertado para isso” afirma Henrique Capelas. “Existe uma equipa pluridisciplinar a nível local e juntar toda esta gente da definir critérios torna o processo moroso” explica. Depois disso é encaminhado “para a entidade coordenadora regional no Porto e que faz a gestão de todas as unidades”.

 

Gestão a nível regional que foi pensada para que houvesse mais celeridade nos processos, o que não se está a reflectir.

Por isso mesmo, a nível local, o Centro Hospitalar garante estar a pressionar a comissão para que os processos se desenrolem de forma mais rápida.

 

A obra foi complexa devido à estrutura do hospital de Macedo, mas também porque inicialmente estava prevista uma unidade de convalescença, que foi depois alargada aos cuidados paliativos.

“É uma obra significativa que nos custou dois milhões de euros sendo que a meio do processo acabamos por fazer duas e temos assim 16 camas na unidade de cuidados de convalescença e uma unidade de paliativos com 8 camas.

 

A Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos do Hospital de Macedo de Cavaleiros já está a funcionar.

Neste momento tem uma taxa de ocupação que ronda os 50%.

Escrito por CIR