Unidade de Convalescença de Macedo pronta a abrir

PUB.

Qui, 17/09/2009 - 09:22


Estão concluídas as obras da unidade de convalescença e paliativos de Macedo de Cavaleiros. Uma valência que aproveita o espaço do antigo centro de saúde.  

O novo espaço recebeu ontem a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde que gostou do que viu, mas criticou o atraso de 10 meses.

“Na prática, quando há obras este tipo de imprevistos acontecem e as obras demoram mais do que esperamos” refere Francisco Ramos. “Mas a obra está concluída, falta apenas a entrega do equipamento que deverá acontecer ainda este mês e a unidade deverá abrir até 15 de Outubro”.

 

As instalações desta unidade de convalescença e paliativos custaram um milhão, setecentos e setenta e três mil euros, mais do que o previsto inicialmente.

Henrique Capelas, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste explica que a derrapagem se ficou a dever a “um aluimento de terras na ordem dos 17 centímetros e que estava a afectar a própria estrutura do hospital” refere. “Teve de se fazer um novo projecto para regularizar a situação e logo aqui houve um atraso de quatro ou cinco meses” acrescenta. Depois “detectaram-se fissuras na cobertura do antigo centro de saúde”.

 

A par da obra física, houve outro atraso “mas benéfico” salienta Henriques Capelas, “porque houve a ideia de aproveitar este espaço para fazer aqui também uma unidade de cuidados paliativos”.

Esta unidade vai criar 20 postos de trabalho e deverá abrir dentro de um mês.

 

A par deste equipamento, Macedo de Cavaleiros vai ter também uma unidade de cuidados continuados no Instituto Piaget.

A candidatura desta instituição de ensino superior para o financiamento da infra-estrutura já foi aprovada.

A unidade vai ficar instalada no Campus Académico de Macedo de Cavaleiros.

As obras devem começar este ano e têm duração aproximada de um ano.

Escrito por CIR