Um único eleitor dá vitória ao PSD em França

PUB.

Seg, 26/10/2009 - 17:39


Amândio Costa foi reconduzido para mais um mandato à frente da Junta de Freguesia de França. O candidato do PSD venceu este domingo as eleições autárquicas naquela freguesia, depois do empate registado no primeiro escrutínio, há 15 dias, com 141 votos para cada lado.   

Desta vez, um único eleitor decidiu a votação a favor de Amândio Costa.

Foi renhido. Há 15 dias pensávamos ganhar, pelo trabalho que fizemos. Mas o PS entrou com tudo e conseguiu empatar. Agora conseguimos reunir mais alguns apoios e conseguimos ganhar. Foram dias de muito stress”, confessou o presidente da junta.

 No total, foram 159 votos para o PSD, 157 para o PS, não se registando qualquer voto em branco ou nulo.Ontem houve mais 24 votantes do que há 15 dias, com a abstenção a baixar para os 25 por cento. Ou seja, dos 420 eleitores registados, votaram 316.

A contagem dos boletins decorreu de forma tensa, mas sem sobressaltos. Os dois candidatos iam dando a vitória ao adversário à medida que os votos se amontoavam de um lado e do outro.

 No final, Alberto Fernandes, o candidato socialista derrotado, mostrava-se conformado com desfecho, apesar do desalento estampado no rosto.

“Foi quase empate outra vez mas não aconteceu. Calhou para o outro lado, também esteve bem”, comentou, prometendo “muito trabalho” durante os próximos quatro anos. Alberto Fernandes ainda não sabe se se recandidata, e não acredita em divisões na aldeia. “Quem ganhou vai governar para todos”, vaticina.

 Ontem, ao final do dia, ainda havia eleitores a ir às urnas, até porque depois de um empate, cada voto tem um valor acrescido.

“Nestes casos o voto vale sempre mais do que nos sítios onde há muitos eleitores. Há um chamamento maior nestas alturas e, por isso, veio mais gente votar. Foi um caso muito falado e, por isso, veio muita gente de fora votar”, conta António Pereira. Por sua vez, Fernanda Pereira espera contribuir para a democracia com o seu voto.

 Agora que a reeleição foi confirmada, Amândio Costa pensa já no futuro.

“Temos a viabilização do centro hípico, que está na calha. Se houver entendimento com a GNR, vão instalar aqui os seus cavalos. Temos o projecto de recuperação das minas, tornar algumas galerias visitáveis e eventualmente um museu. E a situação da ETAR, que polui o rio…”

 

No concelho de Bragança, o PSD ficou, assim, com 38 freguesias, contra as oito do PS e três do movimento Sempre Presente XIII de Humberto Rocha.

Escrito por Brigantia