ULS do Nordeste integra projecto para reduzir infecções hospitalares

PUB.

Qua, 15/04/2015 - 10:48


  A Unidade Local de Saúde do Nordeste integra um projecto da Fundação Gulbenkian para reduzir as infecções hospitalares, tendo sido escolhida entre mais de 30 candidaturas. As infecções associadas a cuidados de saúde têm uma taxa elevada de prevalência a nível nacional e as unidades hospitalares do distrito de Bragança não fogem à regra.

A coordenadora do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistência aos Antimicrobianos, Cristina Nunes, acredita que este projecto vai permitir implementar medidas que na prática vão baixar as taxas de infecção na região nos próximos três anos
“O plano é uma redução da taxa de infecção a três anos numa média de 50 por cento e a ULS do Nordeste vai ter então mais recursos e vai ser dotada das linhas de financiamento que vão ser criadas com o objectivo de reduzir as taxas de infecção hospitalar. Esperamos que com mais recursos humanos, com mais formação alguma alteração de infra-estruturas possamos reduzir as taxas de infecção nas nossas instituições”, realça a coordenadora do PPCIRA.
Na região a idade avançada dos utentes também pode estar na origem da taxa elevada de infecções.
“A acumulação de algumas doenças e doenças crónicas fazem com que haja tendencialmente maior número de infecções associadas a cuidados de saúde em idades mais avançadas, mas não só, hoje em dia pessoas mais jovens utilizam algumas terapêuticas que deprimem o seu sistema imunitário, o que faz com que essas pessoas sejam mais propensas a desenvolver algum tipo de infecções”, salienta a responsável.
Nos próximos três anos a ULS do Nordeste acredita que vai diminuir para metade a taxa de prevalência de infecções hospitalares, graças ao projecto da Fundação Gulbenkian que financia medidas nesta área. Escrito por Brigantia.