Qui, 26/02/2015 - 10:42
O valor da dívida é avançado pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança e refere-se a serviços de transporte de doentes.
O presidente da Federação distrital, Diamantino Lopes, denuncia que há serviços por pagar desde Setembro passado, o que está a causar constrangimentos financeiros às corporações de bombeiros.
“A ULS deve aos bombeiros todos do distrito desde o mês de Setembro até à actualidade. São cinco meses. Nós não recebendo também não conseguimos honrar os nossos compromissos, de forma que o pagamento às oficinas e às bombas de combustível se têm estado a atrasar. Nós temos conseguido cumprir os compromissos com os nossos colaboradores, mas temos tido dificuldades em cumprir os nossos compromissos com os fornecedores. E há até situações de corporações que tiveram que recorrer à banca para poder honrar compromissos”, realça o presidente da Federação.
Diamantino Lopes adianta que os bombeiros já reuniram com a administração da ULS do Nordeste em Dezembro passado, mas garante que até agora ainda nada foi cumprido.
“Nós tivemos já uma reunião com a administração da ULS no passado dia 19 de Dezembro, em que foram estabelecidos dois compromissos. Um deles era fazer uma reunião com todas as associações de bombeiros durante o mês de Janeiro para afinar procedimentos, a ULS ficou de agendar essa reunião e até à data não foi agendada. E outro compromisso era que eles fizessem um esforço no sentido de reduzir a dívida para 60 dias, o que também não se verifica”, acrescenta Diamantino Lopes.
Contactada a ULS do Nordeste respondeu em comunicado que o pagamento aos Bombeiros do Distrito de Bragança está a ser efectuado a 120 dias, um prazo consideravelmente abaixo da demora média de pagamento da instituição.
A ULS do Nordeste acrescenta, ainda, que foi executado na semana passada um pagamento aos Bombeiros da dívida referente a Setembro do ano passado.
O mesmo comunicado refere ainda que a ULS assumiu o compromisso de reduzir não só a dívida, como o prazo de pagamento da mesma às corporações de bombeiros.
Escrito por Brigantia