Ter, 17/03/2015 - 09:26
O programa é constituído por sessões semanais onde os mais velhos têm oportunidade de conhecer formas de ter um estilo de vida mais saudável ou receber conselhos acerca de temáticas direccionadas para esta faixa etária, como a prevenção de quedas, a automedicação, a alimentação ou os afectos na terceira idade. A actividade física não podia faltar, e no final de todas as sessões há espaço para a realização de exercícios.
Natália Silva, coordenadora da UCC da Unidade Local de Saúde do Nordeste explica que outras temáticas são também abordadas como a violência dirigida à terceira idade, um fenómeno que tem aumentado.
“Os casos de violência doméstica na terceira idade estão a aumentar consideravelmente e acho que se pode dizer que se tornou uma situação de saúde pública e acho importante falarmos deste assunto, porque poderão até está a ser vítimas de algum tipo de violência e não saber os recursos que a comunidade lhes proporciona”, explica a responsável. A iniciativa, que envolve uma parceria com a PSP, pode ser também uma forma de referenciar casos de violência entre os mais velhos.
O projecto envelhecer saudável visa acima de tudo levar a população sénior de Mirandela a ter uma participação activa na promoção da saúde.
Mas o programa modular desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de quatro elementos pretende ser uma semente para uma mudança no estilo de vida deste público-alvo, a longo prazo.
“Porque não sair do projecto um grupo de apoio e cada um levar para os seus bairros a iniciativa e, por exemplo praticar exercício em grupo?”, aponta Natália Silva.
A iniciativa “Envelhecer Saudável” está no terreno há três anos e já envolveu cerca de mil idosos de 16 freguesias do concelho de Mirandela. Arrancou este mês na sede de concelho, onde vai decorrer uma vez por semana até final de Abril.