Trail Running: Nano Lopéz e Maria Ferreiro vencem III Zoelae Trail

PUB.

Seg, 19/08/2019 - 03:18


Os espanhóis Nano Lopéz, em masculinos, e Maria Pérez Ferreiro, em femininos, venceram, este domingo a terceira edição do Zoelae Trail, em Bragança.

Desafiados a correr “Das Sombras à Luz”, os cerca de 500 participantes percorreram locais remotos e com história do concelho de Bragança, com destaque para a Serra da Nogueira, onde está situada a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa.
Na distância dos 30 km dominaram os atletas espanhóis com Nano Lopéz a subir ao lugar mais alto do pódio em masculinos. “Estou muito contente. Neste trail correu-se muito e eu gosto de ter mais dificuldades. Já participei no ano passado e gostei da prova. A parte inicial era muito bonita. Quanto às paisagens não deu para ver bem pois havia muito nevoeiro”, disse o atleta espanhol. 
Na segunda posição ficou Jorge Rodriguez e António Moreira, do Ginásio Clube de Bragança, foi terceiro classificado.
No sector feminino o pódio foi preenchido com atletas do Boavista Trail. A espanhola Maria Peréz Ferreiro alcançou a primeira posição na sua estreia na prova e como embaixadora. “Estou muito contente com esta vitória. O percurso tinha uma subida mais complicada, mas depois era muito rápido. As paisagens são magníficas e espero voltar no próximo ano”.
Atrás de Maria Peréz Ferreiro ficaram Marta Silva no segundo lugar e Vera Barbosa no terceiro. 
No mini-trail, João Melgo foi primeiro na distância de 10 km e também um dos ‘local runners’ da edição deste ano. Um motivo de orgulho para o jovem atleta do Ginásio Clube de Bragança. “Antes de mais dizer que é uma honra representar a cidade e ter sido um dos ‘local runners’ convidado. Quanto à prova foi bastante rápida, tinha uma parte mais técnica mas depois era a descer. Deu para descontrair das provas realizadas este ano. Estava tudo muito bem organizado. Desde o percurso à chegada não faltou nada”, referiu João Melgo. 
Ainda no mini-trail, em masculinos os atletas do Ginásio Clube de Bragança deram cartas já que preencheram as três primeiras posições da classificação geral. Manuel Curral foi segundo e Bruno Pires terceiro classificado.
Em femininos, Célia Neto impôs-se à concorrência e venceu em Bragança, Bruna Fontoura foi segunda e Luciana Leal terceira na geral da corrida. 
No Trail-Curto, Luís Lopes venceu em masculinos na distância de 20 km, seguido de Jorge Pires e André Esteves. Susana Flores foi a vencedora em femininos, Inês Monteiro conseguiu o segundo lugar e Vanessa Almeida o terceiro. 
João Balesteiro, director da prova, fala de expectativas superadas e de um feedback muito positivo dos atletas, que são na maioria de fora do concelho de Bragança. “O feedback dos atletas é muito bom. Tivemos cerca de 500 atletas, 150 no curto, 50 longo, e os restantes no mini e na caminhada. O longo já tem uma grande dureza e não é para qualquer atleta”.
O Zoelae Trail regressa em 2020. A iniciativa é organizada pelo município de Bragança, promovida pela T´inc e tem a colaboração do Ginásio Clube de Bragança. 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira