PUB.

Trabalhadores dos CTT denunciam que distribuição do correio é feita apenas de dois em dois dias

PUB.

Sex, 28/04/2017 - 10:51


Os atrasos na distribuição de correio e o aumento do tempo de espera nas estações dos CTT, bem como a falta de recursos humanos são as situações denunciadas na acção de sensibilização do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações que está a percorrer todos os distritos e que ontem passou por Bragança, junto à estação dos CTT.

A distribuição de correio alternada, dia sim dia não, é um dos principais problemas dos correios de que se queixam pelo dirigente do sindicato, Paulo Silva.

“Há muitas lacunas, há falta de pessoal o que leva a que o serviço universal postal não esteja a ser garantido com a qualidade que estamos obrigados. Isto significa que não há distribuição diária de correio e que há áreas que não têm durante uma semana inteira correio”, acusa.

Segundo o sindicato, os concelhos com mais atrasos na distribuição domiciliária no distrito de Bragança são Vimioso, Mirandela e Torre de Moncorvo, havendo nesses municípios algumas localidades por onde o carteiro só passa uma vez por semana. Os trabalhadores denunciam ainda a notória falta de carteiros, em Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães, concelhos em que um profissional faz duas zonas.

Também o atendimento tem sido negligenciado por falta de recursos humanos.

“Esta administração tem apostado sobretudo no Banco CTT retirou pessoal afecto ao atendimento para o banco o que dá origem a que aumentem as filas de espera nas estações de correio”, aponta ainda o sindicalista.

O agenciamento da distribuição de correio preocupa ainda Paulo Silva, porque as entidades contratadas não estão obrigadas ao sigilo profissional.

Preocupações dos trabalhadores em relação à situação dos CTT que, consideram, se degradou com a privatização da empresa.

A acção de sensibilização e denúncia pública sobre a situação dos CTT vai continuar a percorrer os distritos do país. Hoje a iniciativa está em Vila Real Junto à Estação de Correios. Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro