Ténis de Mesa: Centro de Treinos Internacional de Mirandela já recebeu cerca de uma centena de atletas de vários países

PUB.

Qua, 02/02/2022 - 11:13


O Centro de Treinos Internacional de Ténis de Mesa de Mirandela abriu portas há um ano. O projecto surgiu em Janeiro de 2021 e recebe atletas de países como Argentina, Paraguai, Chile e Porto Rico, muitos são atletas olímpicos e paralímpicos.

É o caso de Cristian Dettoni. O chileno preparou-se em Mirandela para os jogos paralímpicos de Tóquio, depois de já ter estado nos jogos de Londres 2012 e do Rio de Janeiro, em 2016.

Em Tóquio, o professor de história conseguiu um quinto lugar e até venceu o melhor jogador do Mundo. O chileno prepara-se agora para o campeonato do Mundo. “Receberam-me em plena pandemia para me preparar para Tóquio. Desde que cheguei que me senti muito bem. Aqui, em Mirandela, a qualidade humana é impressionante. As pessoas estão sempre preocupadas, querem saber se estamos bem e como nos sentimos”.

Christian Dettoni tem artogripose, uma atrofia muscular que gera rigidez articular, e pratica desporto desde criança. Faz parte da selecção chilena de ténis de mesa adaptado e descreve a participação nos Jogos Paralímpicos como” tremendamente emocionante”.

O centro de treinos internacional de ténis de mesa é, para o presidente do CTM Mirandela, Isidro Borges, “o concretizar de um sonho”. O dirigente diz tratar-se de um projecto que é uma mais-valia para a cidade em termos económicos. “É um projecto ambicioso e que tem impacto da economia local. Por exemplo se tivermos cerca de 25 atletas a treinar durante um mês em Mirandela isso significa que entre 27 e 30 mil euros ficam na cidade”.

O Centro de Treinos Internacional de Ténis de Mesa resulta de uma parceria entre a Confederação Sul Americana de Ténis de Mesa (CONSUTEME), o Clube Ténis de Mesa de Mirandela.

 

Jornalista: 
Susana Madureira