TAC avariado no Hospital de Bragança

PUB.

Seg, 19/10/2009 - 10:10


O Hospital de Bragança está sem TAC há vários dias. Uma avaria no aparelho está a obrigar os doentes a fazer deslocações a Macedo de Cavaleiros ou a Mirandela para realizar aquele tipo de exame.  

A Tomografia Axial Computorizada ajuda a detectar ou identificar fracturas do crânio, coágulos sanguíneos, tumores, problema na coluna, ou lesões em órgãos como baço, rins e fígado, tornando-se por isso indispensável para o diagnostico clínico.

 

Com a avaria do aparelho em Bragança, os doentes, tanto os urgentes como os que têm o exame programado, são transportados de ambulância para os Hospitais de Macedo de Cavaleiros ou de Mirandela.

 

Contactado pela Brigantia, o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste, Sampaio da Veiga, não quis prestar declarações sobre o assunto.

A mesma atitude teve o presidente do conselho de administração desvalorizando o assunto ao dizer que o aparelho não é fundamental para tratar doentes.

 

À Agência Lusa, Henrique Capelas diz que o TAC do Hospital de Bragança é relativamente recente e que já não é a primeira vez que avaria.

A administração espera ter o problema resolvido na próxima semana, já que a empresa que presta assistência técnica ao aparelho já detectou a falha, mas a resolução está dependente de uma peça que tem de vir da Alemanha.

Escrito por Brigantia