Subsídios em bilhetes só para residentes e estudantes

PUB.

Sex, 05/07/2013 - 10:13


Foi aprovado ontem em Conselho de Ministros o novo regime jurídico de atribuição do subsídio à carreira aérea Bragança-Vila Real – Lisboa, suspensa há já sete meses.O diploma prevê um novo modelo de financiamento destinado apenas a passageiros residentes e estudantes, à semelhança do que já acontece com os voos para a ilha da Madeira. 

Segundo o comunicado emitido ontem pelo governo, o subsídio terá um valor fixo por viagem e será atribuído aos passageiros só depois de terem efectuado a viagem. Ou seja, os beneficiários terão de pagar o preço do bilhete na totalidade e só depois é que poderão reaver o valor da comparticipação, ainda não divulgado, mediante a prova de que reúnem os requisitos para beneficiarem deste subsídio.Ainda segundo o documento, as tarifas aéreas de passageiros serão liberalizadas, o que significa que as operadoras aéreas têm liberdade para fixar o preço dos bilhetes.

Recordo que o financiamento para a ligação aérea Bragança-Vila Real – Lisboa ainda está a ser negociado com Bruxelas. Esta foi a resposta que o Primeiro-Ministro deu aos transmontanos na visita à região, no início de Junho.

Escrito por Brigantia