PUB.

Sobrinho Teixeira quer fixar pessoas na região através da melhoria dos cuidados de saúde

PUB.

Ter, 18/01/2022 - 08:50


Melhorar os cuidados de saúde e atrair pessoas para a região são as principais directrizes da campanha de Sobrinho Teixeira

O candidato quis começar a campanha eleitoral no hospital de Bragança, onde realçou que para atrair e fixar pessoas no distrito é “necessário que haja um investimento e uma aposta na saúde”.

“Para além da questão central da redução demográfica e do apoio à criação de emprego, para que haja fixação de pessoas é necessário que haja um investimento e uma aposta na saúde e a saúde é um dos factores basilares para a atracção de pessoas. Ninguém vem para um sítio onde não haja um bom sistema de saúde, onde não haja um sistema que responda logo em termos de cuidados primários e esse também é o sentido da nossa campanha”, afirmou.

Sobrinho Teixeira quer que os cuidados de saúde estejam ao acesso de todos. Para isso defende alargamento do horário dos centros de saúde e transportes públicos para que as pessoas que estão nas aldeias se possam deslocar.

Outra das apostas passa pela criação de um Centro Académico Clínico, que ligará o ensino superior à saúde, acreditando que será uma atracção à fixação de profissionais de saúde na região.

“Já enquanto secretário de Estado estive a trabalhar para a criação desse centro que devia abranger aqui a área transfronteiriça e onde podemos dizer aos médicos, aos enfermeiros, aos fisioterapeutas, a todos os profissionais de saúde, que se vierem para Bragança vêm para um sítio onde vão conseguir evoluir, vão conseguir inovar e vão estar também em rede”, explicou.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, está a ser criado um programa de “Erasmus de Alunos de Medicina dentro do território”, envolvendo os centros hospitalares e a escola de Saúde do Instituto Politécnico com as universidades de Medicina.

O candidato Socialista por Bragança quer ainda captar atenção dos jovens e motivá-los a exercer o direito de voto. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais