Skyrunning: Serra de Passos acolhe prova do Campeonato Nacional de Skyrunning a 15 de Abril

Qua, 25/01/2023 - 13:49


Está confirmado. O Grupo Mirandela a Correr vai organizar a primeira prova do campeonato nacional de Skyrunning 2023 “Serra de Passos”, no próximo dia 15 de Abril, depois de ter sido aprovada a candidatura apresentada à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Uma notícia recebida com enorme satisfação por Hélder Silva, do Mirandela a Correr. “Obtivemos o sinal verde por parte da federação de que a prova foi aceite para o campeonato nacional de élite sendo que já é certo que também haverá uma prova para jovens, faltando apenas definir se será uma prova para iniciados, nos 10 quilómetros, ou dos sub/23 na prova dos 24 quilómetros”, referiu.

Este foi um processo muito rápido que começou a ter boas indicações de que poderia ser uma realidade, há cerca de dois meses, a quando da segunda edição do Trail “Serra de Passos”, onde João Paulo Queirós, técnico de Skyrunning da federação, esteve a acompanhar a prova e a elaborar um relatório que confessou ser muito positivo. “É uma prova com qualidades inerentes, não só por causa da serra de Passos, mas também a própria organização que esteve muito bem, pelo que tem boas potencialidades para fazer parte do nosso calendário, assim eles o desejem e é o que vamos referir no relatório”, afirmou o técnico.

Hélder Silva não tem dúvidas da “enorme visibilidade que esta prova pode trazer para Mirandela e para toda a região e estamos confiantes que vai ser um sucesso”, acredita.

Hélder Silva prefere não elevar demasiado as expectativas no primeiro ano em que a prova de skyrunning acontece em Mirandela. “O ano passado, sem esta vertente do campeonato Centro Norte e Centro Sul, as provas andam com uma média de 200 atletas, mas não queremos estar a criar grandes expectativas à junta de freguesia de Passos, nem à própria autarquia de Mirandela, e que depois não se concretizem. Agora temos de ter os pés no chão, dar um passo de cada vez e ter um crescimento sustentado porque é assim que se conseguem os bons resultados”, acrescentou.

Agora, é preciso arregaçar as mangas e começar a trabalhar na preparação da prova porque faltam menos de três meses. Hélder Silva espera contar “com os apoios necessários da freguesia e do Município” e lança desde já um apelo ao sector da hotelaria e restauração. “Nem que seja para fazer alguns descontos aos atletas”, lembrando o que aconteceu no trail do passado mês de Novembro. “Uma das queixas que tivemos dos atletas é que não tinham onde ficar. Seria importante a hotelaria e o turismo que existe em Mirandela juntarem-se ao evento para conseguirmos dar essa oferta aos atletas na plataforma de inscrição, porque fizemos esse apelo e só um turismo rural respondeu. É triste ver atletas irem dormir a Valpaços”, rematou.

Mirandela passa a integrar o calendário nacional de Skyrunning da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, já em 2023, com a prova agendada para 15 de Abril.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)