PUB.

Sardinha e posta à mirandesa dão mote a dois festivais em Bragança

PUB.

Qua, 06/08/2008 - 08:01


Posta à mirandesa e sardinha assada são as ofertas dos dois festivais que vão decorrer em Bragança no âmbito da iniciativa “Sabores de Agosto”, organizada pelo Núcleo Empresarial de Região de Bragança.

 

Hoje começa o Festival da Sardinha e na próxima semana será a vez da posta  mirandesa estar em destaque. Festivais que prometem deliciar os visitantes, principalmente os emigrantes. “Vamos de encontro às saudades das pessoas que nos visitam nesta época do ano, os nosso emigrantes vêm com muitas saudades da sardinha e nós conseguimos pôr a sardinha fresca todos os dias vinda de Matosinhos”, garante Luís Portugal, do NERBA. “A posta à mirandesa é a rainha da gastronomia transmontana, e em parceria com associação de criadores da carne mirandesa conseguimos também fazer o festival da posta à mirandesa”, revela Luís Portugal, considerando que a sardinha e a posta “são os produtos que mais saudades deixam nos nossos emigrantes e certame é para eles e para toda a gente que nos visita”.

 

Os preços são acessíveis. Luís Portugal revela em que consistem os dois pratos principais do certame. “Nós vamos fazer do “Sabores de Agosto” um festival popular com preços baixos”, afirma Luís Portugal adiantando que “o prato de sardinha vai ter seis sardinhas, pimentos, batatas, pão e vinho e custará 10 euros, o outro prato será a posta com couve salteada, batatas à murro, vinho, pão e custará 12 euros”. “São preços convidativos, muito bons”, garante.

  

Há ainda uma novidade dedicada aos mais novos. Luís Portugal espera uma grande adesão ao evento. “A par disto teremos animação, o parque infantil e vamos ter uma curiosidade, os menus infantis para as crianças, com douradinhos, hambúrgueres, batatas fritas e gelados para poder estar a toda a família reunida”, revela Luís Portugal. “Esperamos muitos visitantes, é uma festa popular, uma festa para toda a gente”, afirma.

  

O Festival da Sardinha começa hoje e decorre até domingo.

Já os apreciadores da posta à mirandesa vão ter que esperar uma semana para provar este prato tipicamente transmontano no Festival da Posta à Mirandesa, que vai decorrer de 13 a 17 de Agosto no pavilhão do NERBA.