Santuário de Santo Antão da Barca com acessos melhorados

PUB.

Qua, 14/09/2016 - 09:35


Cerca de 200 mil euros foi quanto custaram as obras de melhorias dos acessos ao santuário de Santo Santão da Barca, situado na freguesia de Parada, Alfândega da Fé, realizadas nas últimas semanas.

O Santuário foi deslocalizado devido à construção da barragem do Baixo Sabor, já que o local onde estava situado ficou submerso pelas águas da albufeira.Agora o estradão que faz a ligação ao santuário foi calcetado, como forma de melhorar as condições de segurança e de conforto proporcionadas a quem se desloque ao local.

Além da melhoria do acesso, foram ainda realizadas obras para garantir o abastecimento de água. ”Esse calcetamento foi antecedido de uma obra em que a câmara também participou, fez o projecto e a EDP financiou para levar água tratada ao Santo Antão. Inicialmente a EDP tinha feito um furo mas chegou-se à conclusão que essa água não tinha qualidade, já que o santuário dispõe de vários equipamentos como alojamento e restaurante”, explicou a presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes. 

No local vai também ser construído um ancoradouro e uma praia fluvial que se espera que sirvam para atrair turistas. “Estamos já a trabalhar com a EDP no sentido de concretizar um outro investimento que vai corresponder a uma praia fluvial e a um pequeno ancoradouro, com ligação ao santuário e que fica já virada para a aldeia de Cerejais, numa zona que se considerou ser a mais indicada para o efeito e, por isso, vamos ter ali um complexo religioso e turístico, que estamos a tentar valorizar e que poderá servir para lazer e para a prática de desportos náuticos”, acrescentou a autarca. 

Também por causa deste projecto, que está incluído nas medidas de compensação da construção da barragem do Baixo Sabor, a autarquia continua a reclamar a construção de um acesso directo ao Santuário. A nova ligação a partir do IC5 já está aprovada pelo Instituto das Estradas de Portugal, procura-se, agora, a melhor forma de financiamento para esta obra. “Esse acesso deve ser pago pela Ascendi, que foi a concessionária do IC5 que fez um acesso que nós estivemos sempre conta e que, de facto torna muito mais longo e perigoso o acesso ao Santo Antão”, considera Berta Nunes. 

Projectos para dinamizar e melhorar os acessos ao santuário de Santo Antão da Barca, em Alfândega da Fé. Escrito por Brigantia. Foto: Município de Alfândega da Fé.  

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro