Sambade já integra rede Aldeias de Portugal

PUB.

Qua, 24/08/2016 - 10:33


Já foi oficializada a integração de Sambade, Alfândega da Fé, na rede de Aldeias de Portugal. O projecto pretende contribuir para a promoção turística e melhoria das condições de vida das populações, através da criação de novos empregos e do incentivo de investimento em diversas actividades económicas.  

De acordo com Maria Manuel Silva, da Desteque, uma das 9 associações de desenvolvimento local que promovem o projecto, está a ser desenvolvido um programa de dinamização das várias aldeias da Terra Quente que integram a rede.

“Estamos a elaborar na Desteque (Associação de Desenvolvimento da Terra Quente Transmontana) um plano de dinamização das cinco aldeias do nosso território de intervenção e que as faça trabalhar em rede, que promova um intercâmbio entre tradições, saberes e sabores”, adiantou na cerimónia de formalização da entrada de Sambade para esta rede.

O presidente da junta de freguesia de Sambade, Ricardo Pimentel, destaca as possibilidades que a integração nesta rede poderá trazer a nível de “valorização urbanística e paisagística, como a recuperação de casas, dentro das características tradicionais”.

Para a presidente da câmara Municipal de Alfândega da Fé esta é uma boa oportunidade para desenvolver a aldeia. Berta Nunes espera que sejam criados empregos e haja a promoção de todo o território.

“Esta candidatura que fizemos, vai colocar Sambade e todo o concelho numa montra que é muito importante e que vai ser cada vez mais importante, porque este projecto iniciou-se no quadro comunitário anterior mas que deverá continuar neste até 2020”, frisou.

Sambade junta-se a Abreiro (Mirandela), Freixiel (Vila Flor), Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães), Chacim (Macedo de Cavaleiros) e a 78 outras localidades que integram a rede de Aldeias de Portugal, em todo o norte do país. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro