PUB.

Regadio da Vilariça finalmente concluído

PUB.

Seg, 04/08/2008 - 08:30


Cinquenta anos depois, está finalmente concluído o plano de regadio do Vale da Vilariça. As últimas barragens, do Arco e do Ribeiro Grande, já começaram a encher, mas só no próximo ano deverão disponibilizar água para rega no bloco sul do vale.  

O director regional de Agricultura do Norte, Carlos Guerra, faz o ponto da situação deste projecto de rega, sonhado há meio século por Camilo de Mendonça. “Estão concluídas todas as obras e vão começar agora os ensaios de carga nas barragens do Ribeiro Grande e Arco” afirma acrescentando que “estamos satisfeitos por em dois anos e meio termos concluído a maior barragem do regadio a rede de rega”.

 

Na construção das barragens do Ribeiro Grande e Arco foram gastos 21 milhões de euros.

No bloco norte do vale da Vilariça, a barragem de Santa Justa está já na terceira fase de enchimento, enquanto que as da Burga e Salgueiro há muito estão concluídas.

 

Também este ano, encheu pela primeira vez uma pequena barragem próxima de Santa Comba da Vilariça, que esteve 40 anos sem uma comporta e que finalmente foi colocada no verão de 2007. “Espero que os agricultores tenham usado essa água, porque aquela situação era uma vergonha para todos nós”, considera Carlos Guerra.

 

Com a conclusão das barragens de Ribeiro Grande e Arco ficam em rede de rega cerca de dois mil hectares, abrangendo 900 agricultores, dos concelhos de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Vila Flor.