Sex, 12/11/2010 - 10:48
Um investimento superior aos dois milhões de euros.
Segundo Eduardo Tavares, da cooperativa local, as obras devem arrancar no final do próximo Verão.
“Felizmente a insistência que a cooperativa fez para que esta candidatura fosse realidade, a candidatura foi aprovada em Agosto. O lançamento do concurso está a ser preparado e deve ser lançado em Janeiro e a obra deve começar em Setembro. Isto porque não se pretende que o regadio seja prejudicado durante o Verão. É um investimento na ordem dos 2,1 milhões de euros.
Ao todo, são cerca de 200 os agricultores que utilizam o regadio da Estevainha, uma estrutura com quase 50 anos.
O objectivo é aumentar as produções de cereja, vinho, azeite e amêndoa.
“Este projecto vai permitir a reabilitação do perímetro de rega da Estevainha, que tem cerca de 50 anos e está muito degradado, quase não tem gestão. Tem sido gerida pela câmara e tem causado muitos prejuízos aos agricultores, com muitas perdas de água. Vai-se profissionalizar esta associação, que vai ser responsável pela rega. Esperemos que haja mais sustentabilidade na rega e na agricultura, pois esperamos que possam usar a água mais vezes.”
Mas também já está garantida a comparticipação para três outros projectos.
“Para além disso vamos ter ajudas em três projectos para a melhoria na segurança de três barragens: a Estevainha, do Salgueiro, em Vilarelhos, e da Burga, também na Vilariça. Para estas três barragens está previsto um investimento na ordem dos 900 mil euros. No total, são três milhões.
As obras devem arrancar no mês de Setembro.
Escrito por Brigantia