Recuperado em Bragança grifo debilitado

PUB.

Qua, 29/10/2025 - 11:41


Ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), recuperou um grifo (Gyps fulvus) que se encontrava debilitado e incapaz de voar, no concelho de Bragança.

A operação teve início após um alerta de um popular, que avistou a ave desorientada num terreno agrícola da região. Os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local, onde confirmaram o estado de fraqueza do animal e procederam à sua recolha, garantindo o transporte para as instalações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Bragança.

Após avaliação, o grifo foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. A ave encontra-se agora sob monitorização veterinária, em processo de recuperação, com vista à sua posterior devolução ao habitat natural.

Jornalista: 
Carina Alves