Quebra na produção pode afectar Feira da Cereja em Alfândega da Fé

PUB.

Qua, 20/05/2009 - 08:07


A quebra na produção de cereja em Alfândega da Fé pode afectar a Feira da Cereja que se realiza de 10 a 14 de Junho.

Durante a apresentação do certame, ontem à tarde, em conferência de imprensa, o presidente da câmara alfandeguense revelou que este ano pode haver uma quebra de 30 por cento na produção.

 Segundo indicações dos vários promotores temos alguma quebra de produção de cereja, que é a rainha da festa, esperando, contudo, que haja cereja suficiente. Independentemente dessa quebra de 30 por cento, contamos que haja quantidade suficiente para vender às pessoas que vêm cá especificamente. Este feira serve para a divulgação de outros produtos e esse é o grande objectivo.”  

E “pela primeira vez”, a entrada na feira da cereja será gratuita. Tudo por causa da crise.

 

“Haverá entradas livres para toda a gente. Apesar de parecer contraditório, a entrada livre diminui os encargos, porque os bilhetes obrigam a seguranças e a um controlo das entradas”, explica.

 

No entanto, a cooperativa agrícola de Alfândega da Fé diz que a quebra na produção é ainda mais grave do que a esperada pelo autarca. Lamentando a falta de contacto da câmara de Alfândega, Eduardo Tavares admite, ainda assim, um esforço dos produtores para abastecer a feira.

 

As questões climatéricas, a crise, a maior oferta de outros concelhos. Tudo coisas que têm provocado a diminuição do preço por quilo. Este ano era prevista uma produção das cem mil toneladas. Com a quebra de produção, devemos ficar-nos pelas 50 mil. Vamos fazer um esforço para disponibilizar entre oito a dez toneladas que tem sido a quantidade vendida dentro da feira.”

O presidente da cooperativa agrícola admite que a cereja deste ano é de qualidade inferior, devido às más condições climatéricas.

 

Mas, mesmo assim, a feira é importante para escoar o produto.

“É importante economicamente. Só esperemos ter cereja para oferecer. Este tempo seco e sem chuva dificulta o crescimento e calibre da cereja e também vai afectar o preço a que é vendida, que tem vindo a baixar. Agora está nos dois euros o quilo.”

A Feira da Cereja de Alfândega da Fé decorre de 10 a 14 de Junho. Este ano são esperados mais de cem expositores. Para atrair mais visitantes, a organização conta com os espectáculos de Fernando Pereira, Santa Maria, Jorge Ferreira e Rita Guerra.

O orçamento chega aos cem mil euros.

 

Escrito por Brigantia