PSP faz policiamento junto à urgência do hospital de Bragança

PUB.

Ter, 15/03/2011 - 09:38


O parque de estacionamento da urgência do hospital de Bragança está a ser policiado por um agente da PSP. O novo modelo de segurança já causou o levantamento de autos. O conselho de administração do Cento Hospitalar do Nordeste (CHNE) justifica a medida com a maior eficácia do serviço prestado por um agente da autoridade.  

O hospital tem contratado um serviço de segurança que é assegurado pela empresa Securitas, mas o conselho de administração entendeu que para a zona da urgência seria mais eficaz um agente da PSP.

Sem prestar declarações gravadas, o gabinete de comunicação, diz que esta solução surge “para evitar alguns problemas”.

 

O serviço é contratado em regime de gratificados, sendo que o agente só faz policiamento naquela zona fora das horas normais de serviço.

Sobre esta situação, o CHNE, não revela valores de pagamento, mas garante que “não é mais do que se o serviço fosse pago à Securitas”.

 

Segundo o gabinete de comunicação, a presença de um polícia “é mais eficaz porque representa mais autoridade para a prevenção de certo tipo de comportamentos”, nomeadamente os que estão relacionados com estacionamento abusivo no parque.

Além disso, pretende-se também com esta medida “manter a segurança dos utentes” e sobretudo facilitar o “acesso das ambulâncias à urgência”.

 

Ao que conseguimos apurar, desde o dia 1 de Março que já foram passadas duas multas de estacionamento, mas o CHNE esclarece que não tem qualquer responsabilidade sobre esta situação pois “nunca ordenou à PSP o levantamento de autos”.

Realça ainda que há vários hospitais no país que também recorrem à contratação dos serviços da PSP, como é o caso do Hospital de S. João, no Porto.

 

A PSP de Bragança confirma que desde o dia 1 de Março que está a efectuar serviço de policiamento junto à urgência por requisição do CHNE, e que já foram emitidos autos por estacionamento indevido, mas não revela quantos.

O comandante também prefere não prestar declarações gravadas mas diz que as multas são da exclusiva competência do agente, sendo essa uma das suas funções.

Escrito por Brigantia