PUB.

Protocolo junta união de freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e ESE do IPB em prol da música

PUB.

Qua, 15/05/2019 - 12:21


A União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, assinaram, ontem, um protocolo de colaboração para a criação de grupos de trabalho e de investigação para a revitalização da Música Tradicional da região de Bragança e da Música em Contextos Comunitários

Segundo explica o presidente da escola, António Ribeiro Alves, o protocolo permite fazer investigação aplicada. “Vai-nos permitir fazer investigação aplicada na área cultural da musica, que é absolutamente necessária para o processo de credibilização da formação que damos, e no caso do ensino politécnico tem necessariamente que ser um conhecimento ligado aplicado à realidade envolvente e aponta-nos para a música tradicional portuguesa e é isso que está em jogo nesse protocolo”.

Telmo Afonso, presidente da união de freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, confirma a importância da celebração deste protocolo. “Este protocolo é muito importante na área musical e da música transmontana e da recolha que é feita com algum critério e que está já a ser feita. Vamos traduzir, depois, essa recolha em papel e, durante este ano, pensamos ter um livro editado. É uma memória que fica para a vida”.

Prevê-se ainda a redimensionalização do evento Fórum Bragança em Música de Fundo (Fórum BMF). Este evento visa a afirmação da música em diferentes contextos e dimensões sociais e culturais, incidindo nas manifestações da região. Para António Ribeiro Alves, neste sentido, a junta de freguesia tem desempenhado um papel fundamental. “A junta tem desempenhado um papel de apoio à realização deste fórum e agora de forma acrescida porque o conhecimento seja já um conhecimento que tem a ver com os projectos, recolha de dados e reflexão por parte dos nossos docentes e pelos alunos”.

Além deste fórum, o presidente da junta fala de outros projectos em parceria. “O projecto BMF é muito importante na área cientifica e na área da musica transmontana com investigadores nacionais e internacionais que vêm à nossa região e discutem e falam da música que é feita e tem origens na nossa terra. Quanto ao projecto que já vem como quase projecto piloto, na escola Artur Mirandela, e que com ele pensamos levar música a todas as outras escolas do primeiro ciclo da cidade. E ainda, aquilo que é feito em termos de música, com os alunos da Escola Superior de Educação, da área musical, levar estas músicas aos bairros da cidade e às aldeias de Meixedo e Oleirinhos”.

A união de freguesias compromete-se a apoiar estas actividades com apoio logístico e de transporte e no apoio financeiro de cinquenta euros por músico em cada atuação.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves