Projecto para estimular turismo em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Sex, 27/11/2009 - 09:54


O empreendedorismo turístico pode ser a solução para alguns desempregados do concelho de Macedo de Cavaleiros. Ontem foi dado a conhecer à população o “Empreendu”, um projecto que une Santa Casa da Misericórdia, Câmara Municipal e Projecto Trampolim.  

O objectivo é dar ferramentas para que as empresas e comércios locais se tornem cada vez mais empreendedores.

“Pretende-se fomentar uma cultura de empreededorismo desde escolas até empresários já instalados, tendo em conta o desenvolvimento local” explica o presidente da câmara de Macedo.

Beraldino Pinto salienta que este projecto pode ainda “estimular a criação de novas empresas e também novas atitudes em dirigentes, empresários e até cidadãos”.

 

O coordenador do “Empreendu”, explica que o projecto não se direcciona apenas para as empresas. “É direccionado para toda a sociedade tendo como objectivo desenvolver competência de carácter empreendedor pois um dos aspectos que nós tentamos desenvolver é a potencialidade de cada uma das pessoas ter uma atitude empreendedora no seio da empresa”.

 

Na primeira fase, os projectos dirigem-se às juntas de freguesia, depois segue-se o associativismo e as empresas.

No final, o melhor projecto escolhido por um júri será desenvolvido enquanto empresa, e será financiado.

“Com o paio que nós lhes vamos dar podem desenvolver o seu plano de negócios de forma sustentada para depois apresentar a sua ideia perante um júri que irá premiar o melhor projecto que depois será desenvolvido enquanto empresa” refere Narciso Moreira acrescentando que “há entidades parceiras deste projecto para financiar o desenvolvimento desses projectos”.

 

O valor do prémio de investimento ainda não está ainda definido, até porque dependerá do projecto vencedor e do investimento que representar.

Escrito por CIR