Produtos gourmet transmontanos à conquista do estrangeiro

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Qua, 27/05/2009 - 08:57


“Internacionalizar Trás-os-Montes Gourmet”, este é o nome do projecto desenvolvido pela Rota do Azeite de Trás-os-Montes e que pretende divulgar fora de Portugal o vinho, enchidos, frutos secos e a panificação do Nordeste Transmontano e Douro Superior. Agendados estão já os mercados da Bélgica e Alemanha, onde as dez empresas que se associaram a este projecto vão participar em feiras da especialidade.  

O projecto de internacionalização dos produtos gourmet de Trás-os-Montes, foi aprovado no âmbito do novo QREN em 48%, dos 104 mil euros de custo total.

Representando alguns riscos aos produtores envolvidos neste projecto, pelo capital financeiro assumido, a coordenadora da entidade promotora, a Associação de Desenvolvimento da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, descreve as expectativas criadas nesta primeira edição iniciativa denominada “Internacionalizar Trás-os-Montes Gourmet”.

 

“Vamos tentar convencer as empresas que querem seguir esse rumo para aproveitar os fundos comunitários que existem pois só através da exportação é que podem valorizar as suas empresas e o território” refere Cristina Passas acrescentando que “só as mais capazes, já certificadas, é que aceitaram este desafiam porque é para aí que querem dirigir-se”.

 

O objectivo deste projecto centra-se na internacionalização de produtos de qualidade superior num mercado já por si muito selectivo, o mercado gourmet.

Para já estão garantidas as presenças nas feiras da especialidade da Bélgica e Alemanha.

As 10 empresas que se associaram à internacionalização, apesar de já exportarem para outros países, estão expectantes quanto à aceitação por parte deste sector de produtos de excelência.

 

“Achamos que era interessante participar neste projecto pois o primeiro objectivo é ganhar clientes” afirma a responsável de uma empresa. “Nós esperamos que tenha sucesso” afirma outro empresário “pois nós temos azeites que têm ganho vários prémios”.

 

Se tudo correr como o desejado, novos mercados fora do continente europeu, serão explorados por este projecto.

Escrito por CIR