PRODER dá apoio para investimentos sociais no meio rural

PUB.

Qua, 16/09/2009 - 10:04


Um milhão e meio de euros podem vir a ser investidos nas zonas rurais dos quatro concelhos da raia nordestina através do PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural. As candidaturas ao sub-programa três vão iniciar-se agora e a gestão está a cargo da CORANE, Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, que engloba Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.  

Agricultura, micro-empresas, actividades turísticas e de lazer, património e apoio social são as cinco medidas contempladas.

Instituições, entidades privadas e autarquias podem apresentar candidaturas.

A vertente social está a ser encarada com alguma expectativa pela associação, já que é a primeira vez que surge um programa para apoiar este sector na área rural, onde estas necessidades são muito sentidas.

 

Manuela Morais, técnica da CORANE, adianta que “centros de convívio, creches, serviços de saúde, apoio domiciliário” são exemplos de projectos que podem beneficiar de financiamento. “Pode-se financiar a construção, o equipamento ou até o projecto na totalidade” acrescenta.

Até agora, a maior parte dos projectos e intenções de candidatura apresentados são da área do turismo rural.

Mas, ao todo já há mais de meia centena de interessados. “Já nos contactaram bastantes pessoas, quer na sede, por telefone e mail, já foram mais de 50 pessoas” revela a responsável.

 

As candidaturas decorrem de 21 de Setembro a 23 de Outubro.

Mas as oportunidades não se esgotam aqui.

“Para este aviso de candidatura é um mês, mas daqui a três meses volta a abrir outra fase com outra dotação financeira” explica Francisco Torrão, outro técnico da CORANE. “Isto não encerra agora porque o programa vai até 2013” salienta.

 

Para melhor esclarecer os interessados sobre este sub-programa do PRODER, a CORANE está a realizar sessões públicas nos quatro concelhos abrangidos pela associação.

Escrito por Brigantia