Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo reitera a importância da aposta nas escolas de ciclismo

PUB.

Seg, 08/05/2017 - 03:58


Reforçar a aposta na formação em parceria com o desporto escolar e promover o ciclismo através de eventos que identifiquem o distrito de Bragança. Estas foram as estratégias defendidas pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo para desenvolver a modalidade no nordeste transmontano.

Delmino Pereira marcou presença na tomada de posse da nova direcção da Associação de Ciclismo de Bragança, no sábado, e destacou as potencialidades das regiões do interior para a prática deste desporto.
A FPC tem em andamento o projecto “O Ciclismo vai à Escola” em que são fornecidas às associações bicicletas para desenvolver a modalidade nas escolas. “É um projecto nacional em que as associações ficam com um kit, que inclui uma gincana e bicicletas, que está disponível para os jovens que não têm bicicletas sempre que houver iniciativas”.
Da reunião com a ACB, Delmino Pereira levou alguns pedidos. O Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros manifestou a vontade de receber uma prova da Taça Nacional de Maratonas de BTT.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo não descarta a possibilidade até porque defende a realização destas provas em regiões com potencial turístico. “Faz todo o sentido que haja uma prova desta dimensão até porque o sítio é maravilhoso. Existe um enorme interesse na promoção territorial e na prática dos desportos de aventura e natureza. Faz todo o sentido que aqui, no distrito de Bragança, haja um evento âncora para colocar a região num dos melhores destinos para a prática de ciclismo”.
Delmino Pereira deixou ainda a promessa da realização de uma acção de formação de treinadores e comissários de ciclismo no distrito de Bragança e defendeu a especialização dos professores do desporto escolar no ciclismo.
Miguel Monteiro, o novo presidente da ACB, já tem em projecto as parcerias com as escolas, através da formação de grupos escolas, e quer ainda reforçar a aposta no conceito “ciclismo para todos”, que promove a modalidade e os territórios.
Quanto ao Open Regional de XCM, as provas vão ser reagendadas. A direcção da ACB vai reunir com os clubes, na quarta-feira, para definir o calendário de provas até ao final do ano.

Jornalista: 
Susana Madureira