Presidente da câmara de Torre de Moncorvo defende criação de um rota sefardita no distrito

PUB.

Seg, 20/05/2019 - 09:24


Na sexta e sábado, Torre de Moncorvo recebeu o quinto encontro de história e cultura judaica. Uma iniciativa que juntou especialistas e investigadores do tema na biblioteca municipal

O presidente da Câmara, Nuno Gonçalves, defende a importância deste tipo de iniciativas alusivas à presença da cultura judaica e entende necessária a criação de um rota sefardita no distrito de Bragança. “Eu entendo que era possível e devia ser possível uma rota sefardita do distrito de Bragança, se é que ainda lhe podemos chamar distrito. Convém não esquecer que estas já são as quintas jornadas que o concelho de Torre de Moncorvo faz sobre a história e cultura judaica e já há cinco anos que damos a conhecer à rede de judiarias, o que é importante. É uma forma de potenciarmos o sul do distrito. Não podemos esquecer que no tempo de D. Dinis a sede de rabinato era em Torre de Moncorvo”.

Adília Fernandes, da Universidade do Porto, organizou este encontro em parceria com o Município e entende que a presença e legado dos judeus na região continua a despertar interesse no meio académico, no entanto tem uma perspectiva diferente quanto à organização de acções conjuntas que promovam este tipo de temática. “Apenas consegui juntar um série de apoios favoráveis tanto em termos autárquicos como académicos e é, de facto, uma iniciativa que é valorizada ao nível do meu centro de estudos da Universidade do Porto e assim continuarei. Continuarei enquanto a poder realizar em Moncorvo”.

Foram ainda apresentados dois livros acerca do judaísmo: Judeus e Nazis, de João Medina e Judeus – Navarros de Lagoaça, de Filipe Pinheiro de Campos e António Maria de Assis.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves