Populações de veado e corço estão a aumentar na região

PUB.

Sex, 16/10/2009 - 10:18


É preciso encontrar formas de gestão eficazes para as zonas de caça. O alerta parte da organização da Norcaça & Norpesca, cuja oitava edição começa na próxima quinta-feira em Bragança. Na região existem 20 zonas de caça associativas, 21 municipais, uma turística e outra nacional.  

Este ordenamento do território veio trazer ganhos a região.

Mas, segundo os especialistas, isso não chega para potenciar o sector.

“Tivemos um ganho enorme com o ordenamento, mas potenciar um sector só com áreas vedadas com placas não é suficiente, por isso, agora o desafio é encontrar formas de gestão eficazes envolvendo todos os intervenientes” refere o presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética.

 

Raul Fernandes acrescenta que as populações de veado têm vindo a aumentar na região com tendência a alargar o território. “É visível e conhecem-se as reclamações dos agricultores por causa dos prejuízos”. Além disso conta um episódio que se passou com o ex-vereador da câmara de Macedo de Cavaleiros, Manuel Cardoso. “No dia 12, fotografou às oito da manhã um veado perto da sua residência em Latães e segundo informações que lhe foram fornecidas pelo ICNB, através da fotografia e da patada poderá tratar-se de um animal com 200 quilos e mais de 10 anos de idade”.

 

A Norcaça conta este ano com 80 expositores, dos quais cinco vêm de Espanha.

“Temos quatro armeiros, dois importadores e dois da região e depois temos outros expositores que trazem outros artigos relacionados com a temática” refere Rui Caseiro, vice-presidente da câmara de Bragança.

 

O certame decorre de 22 a 25 de Outubro e este ano apresenta o mais baixo orçamento de sempre, a rondar os 66 mil euros.

A organização espera receber cerca de 10 mil visitantes.

Escrito por Brigantia