População junta-se para apreciar a Machorra

PUB.

Seg, 16/07/2012 - 09:24


Cerca de 170 pessoas de sete freguesias dos concelhos de Bragança e Vimioso juntaram-se este sábado junto ao rio Sabor, entre Coelhoso e Argoselo, para mais uma edição da Machorra.O evento já vai na oitava edição. 

Começou por carolice de um grupo de amigos da aldeia de Coelhoso, em Bragança, e agora já reúne dezenas de pessoas das freguesias contiguas, inclusive do concelho vizinho.O pastor, Manuel Veiga, explica o que a machorra “é uma ovelha já com dois ou três anos que já pariu e depois deixa de fazer gestação. Assim fica mais suculenta e é melhor”.Esta ovelha torna-se assim num petisco muito apreciado.Neste evento foi preparado por Maria Celina que revela o modo de confecção.“Leva um estrugido de cebola e alho. Depois põe-se a carne e um ramo de várias ervas. A seguir põe-se cerveja e whisky e pimento. Depois fica a guisar lentamente durante três horas”, explica.Para o presidente da junta de freguesia de Coelhoso esta é uma forma valorizar esta carne.“É uma carne muito boa e praticamente ninguém a valoriza, mas agora já começou a entrar na moda”, afirma Paulo Veiga, acrescentando que “é uma carne já feita e não faz tão mal como o cordeiro. Por isso há pessoas a comer mais esta carne do que o cordeiro”.

Um evento que junta à mesa habitantes de várias freguesias dos concelhos de Bragança e Vimioso para saborear a Machorra.

Escrito por Brigantia