Qua, 18/06/2014 - 11:10
Dizem que o interior está cada vez mais envelhecido e desertificado e que as crianças ainda dão algum ânimo e movimento às aldeias.
A escola de Ervedosa, no concelho de Vinhais, é uma das que está em risco de fechar as portas já no próximo ano lectivo. Tem apenas 7 alunos, mas a população garante que é um serviço que faz falta.
O transporte das crianças para outras escolas preocupa pais e familiares. Januário Santos mora em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, e tem uma filha que vai entrar para a escola no próximo ano lectivo. Garante que, se não houver transporte com segurança, a filha não vai à escola.
A escola de Palaçoulo vai ter ainda este mês mais duas valências, uma piscina e um complexo desportivo, que podem não chegar a ser utilizados pelas crianças.
Para Alice Susano, da direcção de Bragança do Sindicato dos Professores do Norte, encerrar as escolas com menos de 21 alunos é uma medida sem critérios pedagógicos.
No distrito de Bragança há 18 escolas do 1.º Ciclo em risco de encerrar no início do próximo ano lectivo.
Este é o tema do programa Estado da Região de hoje, aqui na Brigantia, a partir das 10 da manhã.
Escrito por Brigantia