Pobreza está a aumentar no distrito de Bragança

PUB.

Sex, 16/10/2009 - 10:29


A avaliação é feita pela REAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) que tem detectado um acréscimo de cerca de 30% na procura dos refeitórios sociais da região. O coordenador distrital da rede não tem dúvidas em atribuir este fenómeno às consequências da crise.  

“Este aumento do refeitório social e procura das ajudas alimentares nos centros de distribuição e de recursos é de certeza um impacto desta crise pois neste momento há um novo fenómeno de excluídos em pessoas que estão a trabalhar mas que passam dificuldades” refere.

 

A pobreza envergonhada está também a levar muitos pais a solicitar preços mais baixos nos infantários.

“Nunca tivemos como este ano, tantos pedidos de revisão da mensalidade, o que não acontecia antes” refere Pedro Guerra. “As pessoas pagavam o que estava estipulado, mas agora as pessoas perguntam se não dá para baixar porque assim não podem ter lá os filhos”.

 

Este responsável ainda que em 2010, o Ano Internacional para a Erradicação da Pobreza, vão ser conhecidos os resultados de um estudo que está a começar a ser elaborado pela Escola Superior de Educação de Bragança que pretende fazer a radiografia do distrito nesta matéria.

“É impossível estudar todos os fenómenos de pobreza, por isso vamos escolher um, como o envelhecimento ou o rendimento social de inserção” adianta. É uma alternativa à criação de um observatório no distrito. “Está difícil os observatórios arrancarem em todos os distritos, mas são importantes para termos dados porque sem eles não temos a noção exacta da realidade”.

 

Amanhã celebra-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Em Bragança, as comemorações foram antecipadas para ontem, numa acção que juntou dezenas de pessoas na Praça Cavaleiro de Ferreira envergando t-shirts pretas para dizer “Não” à pobreza e exclusão social.

Escrito por Brigantia