Plano de Urbanização da cidade de Bragança aprovado com chumbo de toda a oposição

PUB.

Seg, 26/01/2009 - 10:25


61 anos depois de uma primeira tentativa foi finalmente aprovado o Plano de Urbanização da cidade de Bragança. O documento recebeu luz verde na última sexta-feira, em assembleia municipal extraordinária, mas esteve longe de reunir consenso entre os deputados.

PS, CDU e Bloco de Esquerda votaram contra.

O deputado socialista, Luís Pires, critica o facto de o Plano de Urbanização (PU) ter sido aprovado antes de estar em vigor o novo Plano Director Municipal (PDM). “Seria lógico e não daria azo a considerações de falta de transparência uma vez que o PDM é hierarquicamente superior ao PU”, defende o deputado.                                                                                     

Do lado da CDU, José Castro, diz que o plano não regula espaços que estão desadequados ao centro da cidade e promove a especulação imobiliária. “Não consegue regular muitos espaços que estão desestruturados e desadaptados ao centro da cidade como áreas industriais que estão abandonadas e são perigosas para a segurança pública”, explica. Por outro lado, o comunista diz que o PU vai ao encontro da especulação imobiliária. “Como é possível propor que a cidade com este PU tenha mais 50% do que tem hoje quando até a habitação a custos controlados não consegue vender?”, questiona.                                   

Já Luís Vale, do Bloco de Esquerda, mostra-se preocupado com o facto do plano de urbanização por de lado a hipótese da Linha do Tua chegar até Bragança. “ Há um conjunto de medidas que foram inviabilizando o próprio trajecto que havia da própria linha e se tal vier ainda a acontecer terá de ser um projecto totalmente novo”, defende.                                                             

Da parte do executivo camarário, Rui Caseiro prefere destacar o marco que este plano de urbanização representa na história do urbanismo da cidade de Bragança. “É um bom plano bom e foi bem participado e espero que agora se torne num plano eficaz”. Escrito por Brigantia