Plano de Mobilidade do Vale do Tua com condições de avançar no início do Verão de 2019

PUB.

Qua, 12/12/2018 - 10:54


O início do Verão de 2019 é a nova data apontada para o arranque do plano de mobilidade do Tua, quer turístico quer quotidiano. A informação foi avançada ontem numa conferência de imprensa na antiga estação de caminhos-de-ferro de Mirandela. 

Ainda este mês devem iniciar-se mais obras na linha entre a Brunheda e Mirandela. Serão os trabalhos finais de para assegurar todas as condições de segurança de circulação na linha do Tua para que o serviço esteja a funcionar dentro de aproximadamente 6 meses.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), José Paredes, autarca de Alijó, o projecto ganhou novo fôlego com a criação em Novembro de um comité de seguimento do projeto, que integra a Secretaria de Estado das Infraestruturas e as entidades envolvidas no processo. “Foram dados passos muito importantes nos últimos tempos, os estudos e projectos de execução estão concluídos e foi constituído muito recentemente um comité de seguimento para congregar vontades de todos os intervenientes para que o processo não derrapa mais e avança finalmente”, esclareceu.

Vai ser remodelada a linha, e consolidados taludes e sustentação de blocos. As obras vão custar cerca de 3,6 milhões de euros, tendo já sido investidos 11 milhões no sistema multimodal de mobilidade.

Segundo a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, apenas agora estão assegurados todos os pressupostos para a conclusão do projecto e admite que houve muita demora nos vários processos. “Reconheço que houve algum lapso de tempo excessivo para as tomadas de decisão. Mas acredito que os passos que têm sido dados pelos intervenientes têm sido valiosos no cumprimento de regras de segurança e o interesse fundamental de todos é que a linha e a mobilidade arranque com a confiança de que é um transporte seguro”, destaca.

É já certo que a na próxima segunda-feira seja suspenso o serviço que ainda funciona do metro de Mirandela entre Carvalhais e o Cachão, e o transporte será assegurado por via rodoviário.

O sistema multimodal, turístico e quotidiano, ficará a cargo do operador privado, o subconcessionário da operação, a Douro Azul. Já quanto à Metro de Mirandela vai deixar de existir. O material circulante e os quatro funcionários deverão integrados na empresa que vai prestar o serviço. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro