PUB.

Plano de contenção de custos do CHNE quase pronto

PUB.

Ter, 08/06/2010 - 09:17


Deverá ser apresentado, o mais tardar, no início da próxima semana o plano de contenção de custos do Centro Hospitalar do Nordeste. O responsável do Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão do Centro Hospitalar, revela que o material de consumo e as horas extraordinárias são os itens em que deverá haver mais poupança.  

“As orientações são para conter custos, essencialmente, em horas extraordinárias, fornecimentos e serviços externos bem como material de consumo” afirma Lino Olmo, acrescentando que “tem de haver um esforço global de contenção de custos e não incidir propriamente sobre este ou aquele material consumível ou até medicamentos”.

 

O corte nas horas extraordinárias dos médicos será um dos itens mais problemáticos no CHNE, a braços com a falta de sete clínicos.

Mas Lino Olmo garante que o atendimento aos doentes está garantido. “A principal preocupação é que o doente não saia prejudicado. Deverão ser feitas as reestruturações necessárias para conseguir alguma contenção de custos, mas sem prejudicar o atendimento aos utentes” realça o responsável.

“Ainda estão a ser discutidas quais serão as reestruturações mais adequadas e vão ser apresentadas em breve” acrescenta.

 

No entanto, o mesmo responsável admite que as orientações do Ministério da Saúde vão causar problemas ao CHNE. “Nós já atravessamos alguma dificuldades que vão acrescer com este plano de contenção de custos, mas o esforço tem de ser feito” salienta.

 

Lino Olmo falava à margem das primeiras Jornadas de Gestão no Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Brigantia