Pedido de prospeção mineira em Mirandela em consulta pública até março

PUB.

Qua, 28/01/2026 - 09:59


A empresa GenericWays - Sociedade de Construção, Lda, sediada em Guimarães, pediu à Direção-Geral de Energia e Geologia, a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, zinco, antimónio e ouro

Está em consulta pública, no site participa.pt, um pedido de prospeção mineira em Mirandela. A empresa GenericWays - Sociedade de Construção, Lda, sediada em Guimarães, pediu à Direção-Geral de Energia e Geologia, a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, zinco, antimónio e ouro.

Segundo o que está no site participa.pt, o pedido de prospeção abrange uma área 66 quilómetros quadrados, que integram as aldeias de Avidagos, Barcel, Carvalhal, Cobro, Fonte da Urze, Longra, Marmelos, Navalho, Pereira, Rego de Vide, São Pedro de Vale do Conde e Vale Verde da Gestosa.

Este pedido está em consulta pública até ao dia 6 de março e conta com parecer positivo da Câmara Municipal de Mirandela e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e parecer favorável condicionado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Jornalista: 
Carina Alves