Observatório para estudar pobreza em Bragança

PUB.

Seg, 20/10/2008 - 08:25


O coordenador do Núcleo Distrital de Bragança da Rede Europeia Contra a Pobreza defende a criação de um observatório para os distritos de Bragança e Vila Real. Um serviço que iria permitir reunir dados para melhor combater o problema da pobreza.  

“Não era preciso ser distrital mas pelo menos para Bragança e Vila Real” afirma Pedro Guerra salientando que “era para ter uma base de dados actualizada sobre educação, saúde, protecção social, habitação”.

 

Os poucos dados que existem resultam de “estudos que a rede distrital vai fazendo mas que não se conseguem interligar com dados que recolhemos dos ministérios”. Por isso, “se tudo tivesse centralizado num observatório teríamos dados mais concretos para podermos intervir mais correctamente” afirma.

 

Pedro Guerra acrescenta que a situação real só é conhecida através da Instituições Particulares de Solidariedade Social. “Mas há muita pobreza que não recorre às IPSS’s e há cada vez mais pessoas em situação de pobreza envergonhada porque apesar de terem trabalho o dinheiro não chega”.

 

Por estes motivos, o Núcleo Distrital de Bragança da Rede Europeia Contra a Pobreza não consegue indicar quantas famílias se encontram em situação de pobreza, no distrito de Bragança.