Obras no tribunal de Alfândega da Fé devem começar este mês

PUB.

Qui, 02/02/2017 - 10:04


A secretária de estado adjunta e da justiça presidiu ontem à cerimónia de assinatura do protocolo para a realização de obras no tribunal de Alfândega da Fé. A requalificação deste edifício, que nunca teve intervenções de fundo e onde funcionaram os serviços da Câmara Municipal, deverá ser iniciada ainda neste mês. 

Trata-se de um investimento de 120 mil euros e estima-se que as obras deverão estar concluídas em quatro meses.Para Helena Mesquita Ribeiro, não se trata de um favor aos munícipes de Alfândega mas de uma obrigação do Estado “em garantir o acesso adequado das populações à justiça”.

Este protocolo surge no âmbito do reforço de competências do tribunal de Alfândega da Fé, que passa agora a Juízo de Proximidade, depois de na anterior reforma do mapa judiciário ter sido transformado em secção de proximidade. Apesar de considerar que o ideal seria que o tribunal voltasse a ter as competências anteriores à reforma judicial de 2014, a presidente do município alfandeguense, Berta Nunes mostra-se satisfeita com a recuperação de valências e destaca a importância das obras para o bom funcionamento do agora juízo de proximidade. “O governo foi tão longe quanto poderia estamos satisfeitos porque vamos ter as obras que queríamos que fossem feitas há muito tempo”, frisou a autarca.

Para além das obras de requalificação em Alfândega da Fé e da reabilitação que está já a decorrer no Tribunal Judicial de Bragança, foram ainda identificadas pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça necessidades de intervenção no edifício judicial de Mogadouro. Escrito por Brigantia. Foto: Município de Alfândega da Fé.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro