Ter, 27/01/2026 - 08:22
Já começaram as obras de requalificação na Ponte da Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo. As obras começaram há cerca de duas semanas. O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Meneses, explicou que o objetivo principal é permitir a circulação de veículos pesados e melhorar a acessibilidade e a segurança para todos os utilizadores. “É uma obra que já tem alguns anos de atraso. Tem muita importância porque permitirá a passagem de viaturas com mais de 8 toneladas. Neste momento, só havia a possibilidade de passar uma viatura. Tinha esse inconveniente, nomeadamente com carros de emergência da proteção civil ou de emergência médica, bem como autocarros”.
Com a intervenção, a ponte terá duas vias, permitindo a passagem simultânea de veículos em ambos os sentidos e garantindo a circulação de meios de proteção civil e transportes públicos. “É uma obra que vai ligar várias freguesias ao concelho e vai ter duas vias, ou seja, os veículos não terão de estar à espera, de um lado ou do outro da margem, para passar. Vai ter essa possibilidade e que vai depois facultar o acesso à acessibilidade dos meios de de protecção civil, de emergência médica, mas também os autocarros. E a parte dos autocarros é muito importante também para podermos potenciar o turismo do lado de lá do rio Sabor”.
O investimento total da requalificação é de 1,4 milhões de euros, e conta com um financiamento a 50% da CCDRN. A autarquia espera que a ponte esteja reaberta até ao final de maio, ainda que o tempo de execução esteja estimado em 180 dias.





