Obras de 1,2 milhões de euros na Barragem da Esteveínha começam este mês

PUB.

Qui, 05/04/2018 - 10:44


Vão começar já este mês de Abril as obras de requalificação da barragem da Esteveínha, em Alfandega da Fé.

A intervenção vai custar cerca de 1 milhão e 200 mil euros e vai permitir reabilitar a captação de água da infra-estrutura que tem um perímetro de rega de 270 hectares.

A presidente do município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, destaca a importância do investimento no regadio em particular face às alterações climáticas.

“Essa foi a primeira empreitada assinada já este ano. A barragem já sofreu uma intervenção há dois anos em que se melhorou toda a rede de rega porque esta é uma barragem da década de 60 e já estava com muitos problemas. Agora o que se vai fazer é uma intervenção de mais de um milhão de euros para melhorar a captação de água para a barragem, porque de facto isso é muito importante neste momento para nos permitir ter a barragem cheia nos períodos em que chove, para aproveitar toda a água possível para fazer face aos períodos de seca”, explicou.

Outro dos projectos aprovados para o concelho é um novo aproveitamento hidroagrícola que vai permitir regar cerca de 500 hectares em Vilarchão/Parada e que terá um financiamento de15 milhões de euros. O projecto já tem parecer favorável e a construção deve avançar no próximo ano. “Esse é o maior investimento que vamos ter no concelho, são cerca de 15 milhões de euros, vai implicar a construção de uma nova barragem na ribeira de Gebelim, que é muito importante porque a rega vai permitir tornar a agricultura muito mais competitiva e aumentar os rendimentos desses agricultores”, salientou a autarca.

Para além da requalificação de uma outra barragem, a da Camba, já aprovada, o município vai ainda estudar o aproveitamento da água da albufeira do Sabor para rega. “Neste momento, já é possível os agricultores individualmente que tiverem terrenos perto, regarem a partir da barragem, basta pedir uma licença à APA. Mas queremos tentar fazer regadios mais colectivos e é isso que estamos a estudar, porque precisa de estações elevatórias e vamos ver se é possível utilizar energias alternativas para não tornar muito cara a utilização da água para rega”, adiantou.

No total, o investimento no concelho de Alfândega da Fé em regadio ultrapassa os 20 milhões de euros. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro