Núcleo de Apoio à Vítima criado para servir sul do distrito

PUB.

Qui, 24/03/2016 - 20:32


 A secretária de Estado da Igualdade esteve hoje em Alfândega da Fé para reunir com várias autarquias do sul do distrito, para debater a implementação de um núcleo de combate à violência doméstica nesses concelhos. A reunião insere-se numa lógica de uma estratégia nacional de criar respostas a esse fenómeno no interior do país.

De acordo com a secretária de Estado, Catarina Marcelino, um núcleo de apoio às vítimas de violência doméstica surgirá em breve, num dos concelhos, com a deslocação de técnicos ao restante território.
“A reunião serviu para definir se havia condições para avançar com uma resposta na área da violência doméstica um núcleo de apoio à vítima, nesta região do distrito de Bragança, uma vez que no distrito só existe um núcleo que responde a todo o distrito”, frisa.
O governo promete dar financiamento para esta e pretende também contar com a cooperação dos municípios para alargar a rede de apoio de combate a este fenómeno.
“Até dia 15 de Abril, vamos definir as exigências dos municípios e aquilo que podemos acordar enquanto resposta. O financiamento será feito por meio dos jogos sociais por via do meu gabinete, mas com as câmaras municipais a terem uma participação”, refere a Catarina Marcelino.
Para já o núcleo deverá servir os municípios de Alfândega da Fé, Vila Flor, Mogadouro e Miranda do Douro, mas poderá haver a inclusão de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães mais tarde.
De acordo com a autarca de Alfândega da Fé, Berta Nunes, a sede deste núcleo deverá ficar na Liga dos Amigos do Centro de Saúde desta vila.
Este apoio que surge agora por parte do governo serve para colmatar a falta de fundos comunitários de financiamento a programas de combate à violência doméstica. Escrito por Brigantia.