Museu da oliveira e do azeite pronto em 2010

PUB.

Ter, 27/01/2009 - 09:15


Depois de uma sucessão de adiamentos devido a um processo jurídico demorado, está tudo pronto para arrancarem as obras de construção do Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela que deve estar pronto até Janeiro de 2010.

Um projecto que já foi apresentado há cinco anos e que traduz um investimento superior a 600 mil euros.

O museu vai ficar situado em pleno centro da cidade de Mirandela, tendo a edilidade decidido recuperar um edifício emblemático, uma antiga moagem desactivada, para aí instalar o novo equipamento

  

Após três anos de paragem, devido a problemas com o empreiteiro, a autarquia mirandelense conseguiu a rescisão do contrato, tomou posse administrativa da obra, abriu novo concurso e entregou a obra a novo empreiteiro. No entanto ainda foi preciso esperar pelo visto do tribunal de contas. “Neste momento passaram todos os elementos legais necessários para a obra estar em andamento e a obra está em condições de ser iniciada”, avança o vice-presidente do Município de Mirandela, António Branco.

 

A fase de construção do museu está orçada em cerca de 600 mil euros, sendo que o equipamento a instalar no interior será alvo de uma candidatura a fundos comunitários. Recorde-se que, devido a este atraso na conclusão da obra, perderam-se os fundos comunitários que estavam previstos. No entanto, António Branco revela que, como o museu da oliveira e do azeite será um dos núcleos do museu do Douro, poderá ser incluído no novo programa de financiamento. Pelo que o vice-presidente do Município de Mirandela está optimista quanto à possibilidade deste projecto ser financiado no âmbito do novo QREN. “Temos praticamente a certeza que será financiado neste novo quadro dada a importância local e regional que assume”, refere.

  

António Branco não tem dúvidas quanto às mais-valias que este projecto pode trazer para o concelho e para a região. “Podemos receber um elevado número de visitantes, uma vez que vai dar a conhecer mais sobre a identidade local, sendo um espaço interactivo”, afiança.

 

Neste museu está perspectivado um pequeno bar onde vai servir-se azeite e saladas onde se podem utilizar diversos tipos de azeite. No espaço museológico, surge um lagar tradicional, um pátio com uma oliveira cuja iluminação vai proporcionar uma visão diferente. Ainda ao nível do rés-do-chão, vai ser criado um espaço para expor diversos utensílios ligados à apanha da azeitona, cestos e varas, por exemplo, e ao seu fabrico tradicional. O espaço será sonorizado com cantigas tradicionais ligadas à actividade e decorado com imagens de grande dimensão ligadas aos diversos ciclos da produção do azeite. No primeiro andar vão ser criadas seis secções, cada qual com um tema ligado ao aproveitamento do azeite, como a gastronomia, a iluminação e aquecimento, a perfumaria, a medicina, e outros. Está ainda previsto um pequeno auditório com 50 lugares.

 

O Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela está prestes a arrancar.

A obra deve estar pronta em Janeiro do próximo ano.

Escrito por CIR