PUB.

Município de Vila Flor aprova medidas para fazer face aos custos energéticos

PUB.

Ter, 22/11/2022 - 11:16


O Natal está aproximar-se, mas as luzes decorativas vão estar menos tempo ligadas em Vila Flor

Face aos custos da electricidade, o município aprovou um conjunto de medidas de poupança e eficiência energética. De acordo com o presidente da câmara, Pedro Lima, a iluminação mantem-se mas menos dias e menos horas ligada. "Só a partir de dia oito de Dezembro é que vamos ter iluminação. Estende-se até ao ano novo. É das poucas alturas do ano em que há convívio entre a população e é um sinal que temos que lhe dar de alegria. Não vamos deixar de ter iluminação de Natal mas vamos colocá-la no timmer do que são as directrizes do Governo".

O município está ainda a substituir toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas LED. "Temos também em curso uma campanha de substituição da iluminação pública por LED's, na sua totalidade. É um investimento faseado por ano. Temos atribuídos entre 150 a 200 mil euros por ano para essa substituição, comparticipada pela EDP. Entre 2023/2024 teremos tudo concluído".

Outra das medidas passa por sensibilizar a população para a poupança de energia. Por isso, o município vai financiar na compra de lâmpadas LED. "É um incentivo directo à compra de LED's. O município vai estar nessa senda de apoio à população".

As luzes dos monumentos e edifícios municipais vão passar a ser desligadas a partir da meia-noite, vão ser instalados painéis solares e a frota de veículos da câmara vão ser substituídos por eléctricos e híbridos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais