PUB.

Município de Moncorvo esclarece que erro de facturação já está a ser resolvido

PUB.

Ter, 30/06/2020 - 18:09


Depois de os moncorvenses se terem manifestado sobre o custo elevado das facturas da água, o município já veio esclarecer que a situação está a ser regularizada.

A empresa multimunicipal Águas do Interior Norte é responsável pela facturação, desde Novembro de 2019, altura em que o município a integrou. Vítor Moreira, vice-presidente de Torre de Moncorvo, explicou que o erro está relacionado com estimativas mal feitas.

“A emissão as facturas vieram com preço exagerado, que foi detectado com a empresa, e está a ser regularizado, alguns com notas de crédito imediatamente. Não quer dizer que o dinheiro seja reposto na conta, mas sim um crédito para contas futuras”, acrescentou.

O erro aconteceu durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Perante a situação, a empresa Águas do Interior Norte criou um tarifário intermédio com uma redução de tarifa.

“Criaram agora uma tarifário intermédio para os não domésticos até 50 metros cúbicos, com uma tarifa inferior, precisamente para distinguir daqueles grandes consumidores e o pequeno comércio não ser penalizado com as tarifas dos outros”, disse Vítor Moreira.

O vice-presidente disse ainda que município paga, por cada contador, cinco euros, o que perfaz 75 mil euros no primeiro trimestre do ano. Os moncorvenses têm vindo a queixar-se que o valor da facturação duplicou e criticam o facto de o município ter aderido à empresa Águas do Interior Norte.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais