Município de Mirandela é o primeiro do distrito a aderir ao “Cheque Veterinário”

PUB.

Ter, 01/10/2019 - 09:41


A câmara municipal de Mirandela é a primeira do distrito de Bragança a aderir ao “Cheque Veterinário”

O Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco – promovido pela Ordem dos Médicos Veterinários, em colaboração com as clínicas aderentes, e que visa apoiar as autarquias na recolha de animais abandonados, uma realidade preocupante, principalmente, desde 2017, quando entrou em vigor a Lei que proíbe o abate de animais errantes. “Para além de apoiar os animais abandonados e recolhidos pelas autarquias, também se pretende que seja um apoio para as famílias carenciadas que tenham animais de companhia, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas”, explicou Jorge Cid, o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, após a assinatura do protocolo, na passada quinta-feira, em Mirandela.

Para a presidente do Município de Mirandela, esta “é uma mais-valia importante”, numa altura em que o número de animais abandonados tem vindo a aumentar e o Centro de Recolha Oficial da Terra Quente, sediado em Urjais, já não tem capacidade para receber mais animais, que “obrigou o Município a adquirir um canil de uma associação de proteção animal, em São Salvador”.

Júlia Rodrigues diz que se trata de um problema que “pode trazer consequências graves ao nível da saúde pública”, pelo que entende que este cheque veterinário “pode ajudar a minimizar o problema”.

Com esta comparticipação do município, que varia entre os 13 e os 100 euros, Ana Luísa, diretora clínica do Centro de Atendimento Médico Veterinário “Terra Quente”, que aderiu a este programa, entende que “está dado um passo importante para incentivar a esterilização aos cães e gatos de companhia das famílias com menos recursos financeiros”.

No entanto, este programa só deverá começar a ser implementado em 2020, dado que a autarca mirandelense revelou que ainda não está definido o plafond que vai ser concedido para este cheque veterinário, tendo de aguardar pela aprovação do orçamento do Município para o próximo ano.

Escrito por Terra Quente (CIR)