Mogadouro vai ter uma resposta social na área da deficiência

PUB.

Sex, 06/02/2015 - 11:24


  Mogadouro vai ter uma resposta social para pessoas portadoras de deficiência. A autarquia e a Leque, Associação Transmontana de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, assinaram um protocolo com o objectivo de criar um equipamento com apoio idêntico ao que é prestado em Alfândega da Fé.

A presidente da Leque, Celmira Macedo explica que actualmente cerca de metade dos utentes da associação se deslocam de Mogadouro para ter consultas e fazer terapias.
“Como nós temos muitos utentes daí, cerca de metade dos nossos utentes vem de Mogadouro, tivemos a vontade das famílias de iniciar um projeto deste género, ou seja, replicar as nossas respostas em Mogadouro”, adianta a responsável da instituição.
Mais de 30 pessoas estão já inscritas para a formação parental que começa dia 16 de Fevereiro. A escola de pais será o primeiro passo para a criação de uma resposta mais permanente às crianças com necessidades especiais em Mogadouro, a primeira a nascer fora do território da Leque. O projecto vai criar três postos de trabalho, constituindo uma equipa com um psicólogo, um fisioterapeuta e uma auxiliar. Os encargos com os recursos humanos serão suportados pela câmara municipal que vai ainda ceder o espaço.
A escola de pais NEE é um projecto de formação para as famílias de crianças com necessidades educativas especiais que começou em Bragança em 2009 e já foi dinamizada em mais de 10 localidades do país, incluindo os Açores. Escrito por Brigantia.